Lições para a vida
Cristo, a única salvação
“Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs na mente do homem a idéia da eternidade, se bem que este não possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim”. (Eclesiastes, 3.11)
Vivemos a vida como se tudo terminasse aqui e agora. Deus nos fez para sermos eternos, e essa eternidade é para todas as pessoas. Existe uma diferença apenas onde viver essa eternidade após essa terra: céu e inferno. Não existe meio termo, não existe habeas corpus. Deus enviou seu filho Jesus e nos deu o mapa( sua Palavra): “Disse Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” (João 14.6) Não existem religiões ou Igrejas capazes de levar você para o céu. Não existem boas obras. Existe sim, uma decisão pessoal e intransferível de confiar sua vida e sua salvação a Ele. Deus te fez para viver eternamente com Ele e essa escolha de aceitar ou não essa bênção depende de sua decisão.
“Existem dois tipos de pessoas: as que dizem “Senhor faça tua vontade” e as que Deus dirá por último: “faça a sua vontade”. (C S Lewis)
Tomada de decisão
“Multidões, multidões no vale da decisão! porque o dia do Senhor está perto, no vale da decisão.” (Joel, 3.14)
Em todos os nossos dias temos que tomar decisões, fazer escolhas. Levantamos pela manhã e escolhemos a roupa que usar. Escolhemos o trajeto até o trabalho, até a escola ou até mesmo o ônibus e a hora de sair de casa. Mas existem escolhas que mudam a nossa vida e a principal delas é escolher andar com Deus. Essa escolha fará toda a diferença na vida do ser humano. Lembre-se que você pode viver uma vida diferente: Se quiserdes, e me ouvirdes(a Deus), comereis o melhor desta terra (Isaías, 1.19)
Um povo ingrato
“Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná! ” Números 11.6 (NVI)
Ingratidão. Essa é a palavra para descrever o povo de Israel diante das ações e do cuidado de Seu Deus. Ingratidão também muitas vezes é o que temos para com o nosso Deus e para aqueles que Deus coloca em nossas vidas. Deus cuidava tão bem daquele povo: os havia guardado das pragas do Egito; os havia protegido dos inimigos; havia aberto o mar; havia provido sombra, água e também a alimentação (maná), mas nada disso era suficiente para aquele povo. Murmuravam, murmuravam, murmuravam.
Na vida muitas vezes somos como esse povo de Israel. Nunca estamos satisfeitos com o cuidado de Deus. Reclamamos de tudo. Reclamamos daquilo que temos passado em nossas vidas e esquecemos de agradecer por tudo o que Ele têm feito. Esquecemos que do que Ele fez e da maneira que fez.
Deveríamos ser como o salmista: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Salmos 103.2 (ACF)
A ingratidão nos leva a patinar e ficar pelo caminho. Foi essa a diferença entre aquele povo e Josué. Uns nunca estavam satisfeitos, enquanto Josué e Calebe eram gratos. Deus os honrou, assim como honrou a José, Davi, Daniel entre outros. Todos passaram momentos de dificuldades, porém esses antepassados citados não ficar pelo caminho e foram honrados por Deus.
Qual tem sido sua atitude diante das situações da vida? Ainda há tempo para voltar atrás.
Deus te abençoe! Com amor do Mestre,
Não se deixe enganar
“Porque nós não somos falsificadores da palavra de Deus, como tantos outros; mas é com sinceridade, é da parte de Deus e na presença do próprio Deus que, em Cristo, falamos”. (2 Coríntios 2.17)
São tempos difíceis de anunciar as Boas Novas de Jesus. Muitos transformaram a Palavra de Deus em fonte de lucro. Outros a usam para prestígio e poder. Mas olhando para a Palavra de Deus vemos que isso não é privilégio desse tempo. Balaão recebia dinheiro para profetizar. Acabe era cercado de falsos profetas. Jeremias sofreu forte oposição dos profetas que somente profetizavam a bênção em vez da vontade de Deus. O Apóstolo Paulo no texto bíblico acima também enfrentou em Corínto e em outras cidades essas oposições para pregar a Palavra de Deus. Não seria privilégio desse tempo não termos que enfrentar as oposições. Mas em todo tempo Deus abençoou aqueles que mantiveram-se firmes. Deus abençoou o povo ao qual Balaão tentava amaldiçoar. Elias e outros 7000 escaparam da ira de Acabe e Jezabel. Jeremias e os que acreditaram na Palavra de Deus não foram levados para o cativeiro e Paulo dispensa comentários. Quando realmente ouvimos e pregamos a Palavra de Deus a bênção do Senhor vem sobre as nossas vidas. Não se deixe enganar.
Deus está no Controle
“A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas”. (Gênesis 1.2)
Muitas vezes somos tentados a pensar que Deus perdeu o controle das coisas ou que Ele não existe. O texto acima nos mostra que mesmo em meio ao caos Deus está presente. Jó perdeu seus bens, filhos e saúde, porém não perdeu sua vida, pois Deus não havia dado permissão para que isso acontecesse. Pilatos em sua arrogância disse pra Jesus que tinha autoridade para lhe matar ou deixar viver. Jesus lhe respondeu que nenhuma autoridade Pilatos tinha se do alto não lhe tivesse sido dada. Deus sempre esteve, está e estará no controle. Não desista. Sua caminhada ainda não chegou ao fim. Assim como a terra hoje é perfeita depois do caos, basta uma só Palavra de Deus para tudo mudar. “Disse Deus: haja luz. E houve luz”. (Gênesis 1.3)
Mude sua visão
“22. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; 23. se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas!” (Mateus 6.22-23)
Um grande amigo meu sempre me dizia:”Aquilo que você foca expande”. O grande desafio que temos é a maneira de como encaramos a vida. Como a olhamos e como a vemos. Olhamos sempre sob a ótica humana, como se tudo o que pudéssemos dizer é: ” Comamos e bebamos porque amanhã morreremos”. Deus te convida olhar a vida sob Seu ponto de vista. Deus quer que vivamos e comamos o melhor dessa terra, porém, para que isso aconteça precisamos olhar para a cruz, para Cristo autor e consumador de nossa fé. Tire seus olhos de seus problemas e os coloque em Deus. Faça como o salmista e diga: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”. (Salmos 121.1-2)
O sentido da vida
…”porque nEle(Deus) foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por Ele e para Ele”. (Colossenses 1.16)
“O propósito de sua vida é muito maior que suas realizações pessoais, sua paz de espírito ou mesmo felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos ou aspirações.” (Rick Warren)
A única maneira de descobrirmos o propósito de nossas vidas é perguntando ao que nos criou. Normalmente buscamos o sentido de nossas vidas a partir do nosso próprio prisma. Muitos livros e filmes tentam nos ensinar a buscar o propósito de nossas vidas olhando para dentro de nós mesmos, quando esquecemos que foi Deus quem nos criou e Ele tem a resposta que anseia a humanidade. Se você deseja descobrir o sentido de sua vida deve buscar em Deus e em sua Palavra, pois ao contrário da sabedoria humana, Ele lhe conhece muito bem e sabe exatamente para o que você foi criado. “Sem Deus a vida não faz sentido”. (Andrei Bitov)
Usando nossa boca para abençoar
“Meus irmãos, pode acaso uma figueira produzir azeitonas, ou uma videira figos? Nem tampouco pode uma fonte de água salgada dar água doce”. (Tiago 3.12)
A vida nos dá oportunidades para mostrarmos quem realmente somos. Tenho percebido nesse mundo moderno de redes sociais pessoas pregando Jesus num dia e falando o que não deve em outro. Tiago nos exorta a cuidar de nossas palavras. Não pode um servo(a) de Jesus usar a sua boca para abençoar e para amaldiçoar. Temos que cuidar daquilo que falamos. Vejo no Twitter um renomado líder falar do poder e do amor de Jesus e logo em seguida chamar as pessoas de otários, babaca, etc. Vejo crentes postando imagens lindas com versículos bíblicos e logo após falar que estará num palco vendo a ruína das pessoas invejosas. Vejo pessoas postarem mentiras e verdades a respeito de políticos, mas nunca vi nenhum pedir para orar para que convertam de seus maus caminhos. Jesus nos exorta que a boca somente fala aquilo que o coração está cheio (Mateus 12.34). Cuidado com o que você fala, pois Deus fez seus lábios para adorar e para bendizer, e seu desejo é que sempre falemos a verdade um com os outros (Efesios 4.25). Deus te abençoe nesse dia e peça a Ele para ajudar você com aquilo que tem falado. “Porventura a fonte deita da mesma abertura água doce e água amargosa?” (Tiago 3.11)
Deus é o nosso refúgio
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará”. (Salmos 91.1)
Quantas vezes temos o desejo de sumir e nos esconder. As vezes são circunstâncias da vida. As vezes são erros cometidos. As vezes são problemas emocionais ou familiares. Não importa quais sejam as reais motivações, mas há dias que o desejo de nos esconder habita em nosso coração e em nossa alma. O salmista nos dá uma boa dica de onde seria o melhor lugar para isso: no esconderijo do Altíssimo. No lugar onde nada, nem ninguém pode nos tocar. Onde há proteção e descanso. Onde o guarda não dorme, nem cochila. Onde há paz e conforto. Deus sempre tem um lugar para nós lá. Busque nEle o refúgio e Ele te guardará e te protegerá.
A bênção está em obedecer
“Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15.22)
A bênção de Deus na vida do homem sempre está condicionada a obediência. No princípio Deus falou a Adão que ele não deveria comer da árvore do bem e do mal. Adão comeu e sofreu as consequências. Deus falou a Noé que esse deveria construir uma arca, ele ouviu e foi salvo juntamente com sua família. Abraão ouviu Deus e subiu o monte para sacrificar seu filho, porém Deus não permitiu e ainda providenciou o cordeiro e Abraão foi ricamente abençoado. Assim também é em nossas vidas. Quando ouvimos a voz de Deus somos abençoados. Quando O desobedecemos colhemos o fruto da nossa rebeldia. Muitos pregadores focam somente na fidelidade financeira do povo de Deus para alcançar a bênção do Senhor. A Bíblia nos mostra várias vezes Deus nos falando que o verdadeiro caminho da bênção é a obediência. Te convido a sujeitar sua vida e suas vontades a Deus para que possa comer o melhor dessa terra. “Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1.19)
Deus cuida de ti
1. Eis que reinará um rei com justiça, e com retidão governarão príncipes. 2. Um varão servirá de abrigo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra duma grande penha em terra sedenta. (Isaías, 32.1-2)
Como é bom acordar e descobrir que Deus reina. Como é bom saber que há alguém que cuida de nós. Esse alguém não é um qualquer. Ele é um poderoso Rei. Um poderoso Senhor e acima de tudo Ele é o grande Salvador. Ele é abrigo para os que o buscam. É refúgio para os desesperados. É refrigério para os sedentos e sombra para os cansados. Ele é Deus. Ele é Senhor e somente Ele pode salvar. Ele está presente em todos os lugares independente de onde estivermos. Em meio as tempestades, em meio aos vales, em meio aos desertos. Deus continua no controle de tudo. Deus te abençoe e tenha um bom dia.
Lições sobre as dificuldades
Eu vos tomarei por meu povo e serei vosso Deus; e vós sabereis que eu sou O Senhor vosso Deus, que vos tiro de debaixo das cargas dos egípcios. (Êxodo, 6.7)
Que bom se pudéssemos viver uma vida sem grandes dificuldades ou tribulações. Deus se apresenta a Moisés e diz que irá tirar seu povo do Egito. Moisés se apresenta a Faraó e diz que o Senhor estava mudando a situação de seu povo. Faraó diz não reconhecer a Deus e dificulta ainda mais a vida do povo. O povo começa a murmurar por causa do sofrimento. Nas dificuldades podemos observar muitas coisas.
1. As dificuldades nos levam a ouvir a voz de homens em vez de ouvir a voz de Deus; Êxodo 5.17-18
2. As dificuldades nos fazem muitas vezes esquecer de Deus; Êxodo 5.15
3. Nas dificuldades procuramos sempre achar culpados; Êxodo 5.21
4. As dificuldades nos fazem esquecer que Deus está no controle. Êxodo 6.1
Não esqueça que Deus ama você!
Superando as dificuldades
“Os seus servos, porém, chegaram-se a ele e lhe falaram, dizendo: Meu pai, se o profeta te houvesse indicado alguma coisa difícil, porventura não a terias cumprido? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado”. (2 Reis 5.13)
Essa é a história de Naamã um general da Síria que estava acometido de lepra. Tinha em sua casa um escrava Israelita que lhe disse que se estivesse em Israel diante do profeta de Deus seria curado. Naamã foi até o profeta e ouviu de seu subordinado que deveria ir ao Rio Jordão e se banhar 7 vezes. Ficou muito indignado e estava indo embora quando seus servos lhe pediram para fazer o que o homem de Deus havia dito. Depois de mergulhar 7 vezes no Jordão ele é curado. Aprendemos lições valiosas aqui com Naamã e com a Palavra de Deus para superar as nossas lutas ou dificuldades:
1. Devemos sempre começar seguindo os critérios de Deus;
2. Não devemos transformar o fácil em difícil;
3. As vezes as soluções de nossas dificuldades são mais simples do que parecem;
4. Comece com o que você pode fazer hoje.
Naamã aprendeu que quando se obedece a Deus tudo é possível. Faça como ele. Deus te abençoe e não esqueça que Ele te ama.
Vencendo as tempestades
“Não aparecendo por muitos dias nem sol nem estrelas, e sendo nós ainda batidos por grande tempestade, fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos”. (Atos 27.20)
Esse texto nos fala de uma grande tempestade enfrentada por Paulo, Lucas e mais 254 pessoas durante a viagem em que Paulo estava sendo levado à Roma como prisioneiro. Durante muitos dias e noites a tempestade não deu trégua e levou consigo quase tudo que havia no navio, inclusive a esperança da tripulação em se salvar. Enquanto todos estavam desesperados um anjo trás uma mensagem à Paulo que todos se salvariam. Aprendemos com o apóstolo Paulo e com essa passagem algumas valiosas lições:
1. Quando você não souber mais o que fazer, ore e busque ajuda em Deus. versículo 23
2. Quando tudo parecer perdido Deus ainda pode mudar a sua sorte. versículo 24
3. Os propósitos de Deus para sua vida não podem ser mudados. versículo 24
Lembre-se que Deus continua no controle de sua vida e que Ele te ama!
Vivendo como um verdadeiro Cristão
“19. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso estou eu em lugar de Deus?
20. Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida.
21. Agora, pois, não temais; eu vos sustentarei, a vós e a vossos filhinhos. Assim ele os consolou, e lhes falou ao coração”. (Gênesis 50:19-21)
Esse texto nos final do livro de Gênesis nos fala a respeito do temor dos irmãos de José após a morte de Jacó. Esses irmãos haviam vendido José como escravo por causa de seus ciúmes. Agora estão temerosos de que José proceda com eles exatamente como eles procederam para com José. José porém, já havia superado aquele episódio e não tinha desejo algum de vingança. Aprendemos com esse texto e com a atitude de José alguns princípios:
1. Deus sempre tem um propósito em tudo o que estamos passando. versículo 20
2. Você não deve pagar o mal com o mal, antes deve fazer o bem. versículo 21a
3. Não pode haver lugar para rancor e mágoa no coração de um servo de Deus.
Pense nisso e seja abençoado como José. Tenha um bom dia em nome de Jesus e não esqueça que Ele te ama.
Sendo parecidos com Deus
“4. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. 5. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. 6. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. 7. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. (1 Coríntios 13:4-7)
O amor não é um sentimento hormonal. Ontem eu amava, hoje não acordei disposto a amar. O amor é uma escolha. Deus escolheu amar e salvar o pecador. Jesus escolheu dar sua vida por amor. A partir do momento que entendo isso tudo fica mais fácil em minha vida. Paulo nesse texto exorta aos Irmãos de Corínto que de nada valiam todas suas experiências sobrenaturais sem o amor. Deus nos exorta a amar. A Palavra afirma que quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor(1 João 4.8). O amor é paciente, mas nós impacientes e nas dificuldades chutamos o balde. O amor não busca seus próprios interesses, mas sempre queremos o que é melhor para nós. O amor não guarda rancor, mas ficamos a espreita na expectativa da vingança. O amor tudo sofre, mas nós queremos somente as coisas boas da vida. O amor tudo suporta, mas nós não. O amor tudo espera, tudo crê, mas nós fugimos ao primeiro sinal de dificuldade. Escolha amar, escolha ser parecido com Deus. Escolha lutar em vez de fugir, porque a mudança sempre começa em nós. Deus te abençoe e tenha um bom dia.
Uma mensagem de esperança
“O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; renovar-te-á no seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo”.(Sofonias 3.17)
Diferente da maioria das mensagem pregadas nos dias de hoje os profetas do passado traziam mensagens de confrontamento, arrependimento e esperança. O capítulo 3 de Sofonias nos traz uma mensagem de confronto, mas encerra com uma mensagem messiânica. Uma mensagem capaz de trazer esperança até mesmo ao mais vil pecador.
1. Deus não nos abandonou
2. Ele é poderoso para nos salvar e mudar a nossa história
3. Ele te trará alegria da salvação
4. Ele renovará o seu amor
5. Ele habitará em ti
Deus te abençoe e tenha um bom dia.